logo

2017

10.ª Edição

Um Concurso dedicado a artistas tão jovens tem necessariamente de conter uma forte componente educativa e pedagógica. A participação em concursos e competições é parte integrante da vida de um jovem estudante, mas deve ser enquadrada por todos os elementos intervenientes no processo (concorrente, professor, encarregado de educação, júri, organização do concurso) de uma forma positiva, construtiva e didática.

Com a realização do Concurso Capela cumprem-se dois objetivos fundamentais que estão na sua génese: a realização de um concurso anual de violino e violoncelo dedicado às camadas mais jovens, de âmbito nacional; e a merecida homenagem ao mais ilustre Luthier português de sempre, o mestre António Capela, pelo trabalho que tem desenvolvido ao longo das últimas décadas. Com a sua inestimável colaboração (construiu para este Concurso, e pela primeira vez, violinos pequenos apropriados a crianças) é dada a oportunidade aos mais novos de tocar, estudar e aprender com um instrumento de alta qualidade.

Espera-se assim contribuir, quer pela importante experiência profissional e contacto com colegas, quer pelo estabelecimento elevados de padrões de qualidade, para uma melhor qualidade de ensino no nosso país.